Novo Airão
![]() Novo Airão |
![]() Novo Airão |
Novo Airã |
Novo Airão foto thor☼odin™ |
![]() Igreja Matriz Santo Anjo da Guarda foto Vicente A. Queiroz |
![]() Novo Airão foto thor☼odin™ |
![]() Novo Airão foto nano costa |
![]() Rua da cidade |
![]() Porto flutuante |
![]() Moradia |
![]() Imagem |
Novo Airão é um município brasileiro do estado do Amazonas. Possui uma área de 37.490,2 km², e sua população estimada, conforme o IBGE, é de 15.343 habitantes, segundo dados de 2008. Localiza-se na Região Metropolitana de Manaus. Seu nome é uma referência a Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários.
É conhecido por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se pela beleza da cidade e riqueza natural. Debruçado à margem do rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia.
GeografiaNovo Airão está localizado à margem direita do Rio Negro, a uma distância de Manaus de 115 km em linha reta e 143 por via fluvial. Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Manaus, Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Codajás, Barcelos (Amazonas) e com o estado de Roraima. Dentro do município de Novo Airão se encontra a Estação Ecológica de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios e igarapés - todos ricos em espécies de vegetais e animais. O local é o paraíso dos biólogos e ecologistas para desenvolvimento deprojetos de pesquisas para melhoramento do arquipélago. A água é o recurso natural mais importante da Amazônia e a força que ela tem é tanta -principalmente em Anavilhanas - que o local merece ser visitado durante a cheia, de novembro a abril, e na seca, de maio a outubro. Na época da cheia, pouco mais da metade das ilhas ficam submersas. Neste período os animais se concentram em terra firme, nas regiões mais altas. Já no mês de maio, o panorama começa a mudar e a presença de animais de grande porte, como onça pintada, anta e veado se torna mais frequente. Existem duas maneiras para conhecer de perto as maravilhas da fauna da região: avião, sobrevoando as montanhas e rios e vendo de cima as belezas naturais, ou então via barco, pelas águas do Rio Negro, tendo um contato mais próximo com os animas. SubdivisõesBairrosObs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda. EconomiaTurismoO município tem muitas atrações turísticas e a principal é o contato com os botos-cor-de-rosa diretamente na praia da cidade. É um dos poucos municípios do mundo a possuir dois Parques Nacionais o do arquipélago de Anavilhanas maior arquipélago fluvial do mundo e Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país no mundo, além de outras unidades de conservação estaduais e duas terras indígenas, ambas dos Waymiri Atroaris. Possui também um serpentário e muitas outras atrações naturais, tais como as grutas de Madadá, igarpé do mato grosso e orquidários naturais. A antiga sede do município é outro atrativo, Airão Velho, uma cidade fantasma encravada na selva e rodeada de outros vestígios humanos ainda mais antigos.
Para se chegar a Novo Airão deve-se cruzar o rio Negro em Manaus, seguir pela AM 070 até o km 80, depois tomar a AM 352 até o seu fim(98Km) em Novo Airão. O tempo médio de viagem após a travessia é de duas horas. As populações mais tradicionais ainda utilizam o recreio, barco regional amazônico utilizado para transporte coletivo. Mas algumas pessoas já descobriram o caminho pelo rio Negro e muitos iates frequentam a cidade numa viagem que pode levar entre 5 e 7 horas. As lanchas levam entre 1.50h a 2.30h desde Manaus. ComércioO comércio da cidade formado por pequenos negócios. Possui três farmácias, uma agência bancária, alguns pequenos mercados e alguns ainda menores chamados de tabernas, pequenos comércios que vende diversos produtos. Há ainda quatro lanchonetes, oito restaurantesque variam de self service a cozinha internacional, 14 pousadas de diversas categorias, incluindo superior, um hotel de selva de alto nível e um hotel de selva de nível médio. ArtesanatoO artesanato de Novo Airão é considerado de ótima qualidade. Os artesãos produzem suas peças (tapetes, cestos, peneiras e luminárias, entre outros) em fibras vegetais como a arumã, cipó, ambé, tucumã, piaçava e cipó titica. Os objetos podem ser encontrados na sede da associação ou em lojas espalhadas pelo município. Objetos esculpidos em madeira, como pequenos animais e chaveiros, também são destaques no comércio local. Há três centros de artesanatos, um especializado em madeira, um especializado em palha e uma loja de material indígena. Todos receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus materiais e pela gestão de suas instituições. Cultura e sociedadeFestas populares
|
|